27.07.2017

“Segurança em Equipamentos de Movimentação de Carga”

A utilização de equipamentos de trabalho na manipulação e armazenagem de cargas reveste-se de elevada e reconhecida perigosidade. As estatísticas não deixam dúvidas. Anualmente na UE morrem cerca de 5.500 pessoas em acidentes de trabalho, das quais um terço está relacionado com acidentes de transporte no local de trabalho. Em muitos casos, estes acidentes poderiam ter sido evitados através da adopção de medidas eficazes de gestão e de prevenção. Esta abordagem deve passar por um cuidadoso planeamento do local de trabalho, de modo a assegurar as características de segurança adequadas. Como exemplo, poderemos considerar: as condições de iluminação e visibilidade, o estado das vias de circulação, etc.

Maria Padrão - Qualidade, Ambiente e SST da Jungheinrich Portugal

Outro foco importante prende-se com a utilização do equipamento por um condutor habilitado. Os veículos devem ser operados unicamente por pessoas devidamente autorizadas e com formação. Devem compreender para além do modo de operação, as regras de funcionamento seguro do empilhador. A ausência de formação ou a formação inadequada está na origem de muitos acidentes de trabalho. 

A promoção da segurança durante a movimentação de carga está directamente relacionada com o veículo. É necessário assegurar que este cumpra as características de segurança e de manutenção adequadas, de acordo com a legislação em vigor. Para além destes requisitos gerais, deverão ainda ser considerados outros requisitos adicionais tendo em conta as especificações do trabalho. Por exemplo, uma zona ATEX exige que os empilhadores estejam equipados com proteção anti-deflagrante. 

Para incrementar a segurança destes equipamentos, existem soluções tecnológicas que permitem alcançar este objectivo. Desde dispositivos mais simples, como a redução automática da velocidade de marcha em caso de deslocações em curva ou a partir de uma determinada altura de elevação/ inclinação do mastro de elevação, até soluções mais complexas. Para incentivar a prática de utilização do cinto de segurança, uma das soluções existentes poderá ser a activação do empilhador após concluída uma sequência de mecanismos: detecção da ocupação do veículo e cinto apertado.  

A prevenção da utilização de empilhadores por pessoas não autorizadas pode ser realizada eliminando as chaves universais, e atribuindo a cada colaborador um código individual de acesso, protegendo assim de forma eficiente pessoas e máquinas. 

Um dos recursos mais populares em termos de segurança em empilhadores, consiste na utilização de um farol com luz LED vermelha ou azul. Este dispositivo permite a projecção de um ponto de luz, a uma distância de 5 m em relação ao equipamento, funcionando com uma advertência óptica a terceiros em locais de pouca visibilidade. Em armazéns com grande movimentação de pessoas e cargas, é possível optar por colocar sensores que permitem controlar a velocidade dos equipamentos ou imobilizá-los quando existe o reconhecimento de pessoas ou obstáculos, câmaras ou lasers para auxiliar a colocação de carga em altura, ou mesmo software que permite gerir em segurança a sua frota.

Os avanços tecnológicos permitiram desenvolver sistemas inteligentes que monitorizam em tempo real parâmetros como avarias, choques, controlo de acessos, ou mesmo localização dos equipamentos de movimentação de cargas dentro do armazém.

Ser proactivo e investir nas melhores práticas disponíveis, significa antecipar e prevenir problemas. Este é o modo mais eficaz de garantir condições de trabalho seguras e saudáveis, reduzir custos e melhorar o desempenho da empresa.

Artigo Maria Padrão - Qualidade, Ambiente e SST da Jungheinrich Portugal

Publicado na Revista Logística & Transportes Hoje, edição nº 128 (Maio/Junho 2017)

 

 

219 156 060

Geral


Encontrar pessoa de contacto

Gostaria de saber mais sobre a Jungheinrich Portugal, os seus produtos e os seus serviços? Então entre em contacto connosco.

Pedir contacto

Sugestões - Reclamações

Tem alguma sugestão ou reclamação, entre em contacto connosco

Enviar sugestão