Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
70 anos JH
O futuro da intralogística. Desde 1953.

História da Jungheinrich. 70 anos de Jungheinrich.

Contamos a história da empresa a partir de uma seleção de momentos decisivos, os "Momentos Amarelos", e mostramos o que eles desencadearam ontem, hoje e no futuro.

70 ANOS DE JUNGHEINRICH

Friedrich Jungheinrich fundou uma empresa inovadora após a Segunda Grande Guerra. A sua ideia, desde o início, era criar os primeiros porta-paletes elétricos, com todos os mecanismos acessíveis a partir de uma só alavanca. A 7 de agosto de 1953, a empresa atual é formalmente constituída.

Friedrich Jungheinrich assumia um estilo de gestão cooperativo, cujo mote era: “Todos podem sentir-se um empreendedor e ter uma responsabilidade.” Morreu a 28 de janeiro de 1968, deixando um legado orientador na continuidade das ideias. Além da comercialização de equipamentos usados e das novas possibilidades de aluguer, Jungheinrich desenvolveu soluções de serviços financeiros que contemplavam o aluguer de longa duração e a compra através de leasing. Também a organização do serviço pós-venda foi reforçada, representando, já em 1978, quase um terço da receita do Grupo.

Dr. Friedrich Jungheinrich_[MAM-18621]

No início dos anos 80, em cooperação com o Fraunhofer Institute for Transport Technology and Goods Distribution, a Jungheinrich desenvolveu um sistema de armazém totalmente automatizado. Este sistema inovador foi promovido pelo Ministério de Pesquisa da Alemanha e Tecnologia.
Em 1981, a Jungheinrich vendeu as primeiras 25 máquinas automáticas sem operador. A estratégia de crescimento levou à abertura ao mercado de capitais.

A partir de 1990, a H. Jungheinrich Maschinenfabrik GmbH & Co. KG assumiu-se como sociedade anónima.
Atenta às preocupações ambientais, a empresa apostou na proteção ambiental a partir de 1992. Esse compromisso tornou-se permanente e implicou diretrizes específicas para os colaboradores e, ainda, a utilização de materiais recicláveis como opção.

Momentos Amarelos - em filme

Cronologia Jungheinrich internacional

No final da década de 1990, a Jungheinrich estava representada em mais de 40 países. Em 1998, o Grupo gerou uma receita de quase 1,7 mil milhões de marcos alemães. Nesse mesmo ano, a subsidiária portuguesa abriu as suas portas. Em 2000, a Jungheinrich tornou-se a primeira empresa europeia do setor a abrir uma loja online. Três anos mais tarde, celebrou-se o 50.º aniversário da Jungheinrich. A campanha de comunicação assentou na assinatura: “Jungheinrich – vale a pena”.

1953 Um verdadeiro clássico: o Ameise 55 - Friedrich Jungheinrich desenvolve o primeiro veículo industrial elétrico com assento do condutor. O Ameise 55 é o primeiro empilhador sem quaisquer emissões e que não está dependente das capacidades físicas do condutor.

1956 O empilhador de mastro retrátil Ameise RetrakApresentação do primeiro empilhador de mastro retrátil denominado Ameise Retrak (ESM). Com uma largura do corredor de trabalho inferior à do Ameise 55, oferece poupança de espaço de até 30%.

1968 O ETX é o primeiro empilhador para estanteria alta - É lançado o ETX, um empilhador acessível e flexível guiado através do corredor de estanterias com calhas no chão e capaz de elevar até 10 m de altura cargas até 1 t. O dispositivo giratório armazena as cargas na prateleira lateralmente.

1984 Utilização de equipamentos automáticos na montagem - Em 1983, a unidade empresarial Jungheinrich Anlagen- und Roboter-Technik (JART) é estabelecida especificamente para sistemas automatizados, a partir da qual a subsidiária independente Jungheinrich Anlagen-Technik GmbH & Co. KG (JAT) emerge, em 1985. Com o Ameise Teletrak orientado por cabos, a empresa introduz a automação dos equipamentos de movimentação de cargas em 1978.

2011 Porta-paletes elétrico manual da série de iões de lítio - A Jungheinrich apresenta a primeira série de porta-paletes elétricos manuais com tecnologia de iões de lítio.

2018 Empilhador de mastro retrátil com bateria de iões de lítio integrada - É lançado o primeiro empilhador de mastro retrátil com bateria de iões de lítio integrada. O empilhador apresenta a bateria numa parte fixa do empilhador. O armazenamento de energia de iões de lítio necessita apenas de cerca de metade do espaço anteriormente necessário.

2019 Stacker elétrico ERC 216zi totalmente desenvolvido - A bateria de iões de lítio totalmente integrada está a ajudar o ERC 216zi a tornar-se o equipamento de movimentação de cargas mais pequeno da sua classe. O novo conceito de condução smartPILOT possibilita uma maior agilidade dentro do armazém, enquanto a plataforma com proteção trilateral e tejadilho de proteção do condutor garantem segurança máxima.

2021 O EREi é o equipamento com plataforma mais pequeno da sua classe - Destacado pela sua força inovadora e qualidade de design excecional: a combinação exclusiva de agilidade, segurança, conveniência e sustentabilidade coloca o EREi entre os melhores da sua classe em várias vertentes. A bateria de iões de lítio está totalmente integrada no chassis do empilhador. Com uma dimensão L2 mais pequena 270 mm o empilhador tem uma capacidade de manobra máxima impressionante. Abertura de nova fábrica de recondicionamento em Ploiesti, Roménia com cerca de 5.000m2.

2022 AMR (robô móvel autónomo) arculee - Com a integração da arculus, uma empresa com atividade no domínio dos robôs móveis autónomos (AMR), a Jungheinrich expandiu ainda mais a sua oferta como pioneira em intralogística automatizada. Além dos AMR, o portfólio de produtos Jungheinrich foi expandido com novas soluções de software para automação móvel, melhorando o posicionamento no mercado em segmentos de maior crescimento, tal como o comércio eletrónico.

mapa mundo

Portugal: uma história de sucesso com 25 anos.

A Jungheinrich Portugal é uma subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich – um dos principais líderes mundiais em equipamentos de movimentação de carga, além de tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais. Na Jungheinrich Portugal conseguimos dar resposta às tendências do setor que passam pela digitalização, automação e interligação, de modo a otimizar os fluxos de materiais e processos de trabalho na área da logística. Continuamos empenhados no desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis, tendo reduzido em mais de 25% as emissões de CO2 em toda a sua gama de produtos. A nossa história honra o legado da casa-mãe e a nossa arte é desenvolvermos soluções inovadoras para o futuro.

Cronologia Jungheinrich em Portugal

1997 Constituição da empresa em Portugal com escritura datada de 31 de Dezembro de 1997. Fundação da Jungheinrich Portugal, com abertura de instalações em Cabra Figa, Armazém 4 do Parque Industrial Meramar.

2001 Abertura da Delegação Norte, no Mindelo.

2003 Ampliação da sede com a ocupação do armazém 5 em Cabra Figa.

2009 Arranque do processo de recondicionamento local das instalações em Cabra Figa. Nova ampliação com ocupação do Armazém 11 para espaço de máquinas usadas e máquinas para aluguer.

2010 1º Evento “Dia de Portas Abertas” nas instalações do Mindelo e Cabra Figa da Jungheinrich Portugal.

2013 Primeiro contrato ISM Online (Cliente Pentaplast) e celebração do primeiro contrato Rental Fleet Management (RFM) com a DHL SC.

2014 Evento “Salão de usados” no Estádio do Sport Lisboa Benfica em Lisboa.

2015 Mudança de instalações da Jungheinrich Portugal da Cabra Figa para Mem Martins e criação de um showroom com cerca de 210m2.

2016 Evento “Salão de usados” no Estádio do Futebol Clube do Porto, na cidade do Porto.

2017 Criação da Oficina de Recondicionamento local em Mem Martins.

2018 Mudança da Delegação do Norte e abertura showroom permanente de máquinas usadas, na Maia.

2019 Início da venda de máquinas Li-Ion usadas.

2022 Implementação do primeiro Fleet Management System (FMS) no Cliente DHL SC.

2023 Comemoração dos 25 anos da Junghienrich Portugal


Tem alguma questão?