Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
Soto e Magazino na Jungheinrich
03/04/2024

MAN Otimiza Produção com Robôs Móveis Magazino

Magazino, fornece 12 robôs SOTO à MAN em Nuremberga, automatizando o transporte autónomo de contentores entre armazém e linha de montagem. Após um teste de um ano, os robôs SOTO otimizados iniciarão a automação total do fornecimento para montagem de motores e produção de baterias no outono.

A empresa de robótica Magazino, com sede em Munique, que pertence ao Grupo Jungheinrich AG, vai fornecer à fábrica de motores da MAN, em Nuremberga, 12 robots SOTO. Estes robots móveis permitem automatizar o fornecimento do material entre o armazém e a linha de montagem, transportando contentores de pequena carga (SLCs) de forma completamente autónoma. Após um projeto-piloto de um ano, em que as funcionalidades dos robots foram extensivamente testadas e otimizadas in loco, todo o processo de fornecimento de contentores de pequena carga para a montagem de motores e futura produção de baterias será automatizado com os robots SOTO a partir do outono deste ano.

De referir que a Magazino e a MAN trabalham em estreita colaboração e de forma orientada para aplicações na área da automação logística desde 2019 e já reuniram os seus conhecimentos específicos durante a fase de desenvolvimento dos robots SOTO. 

Simon Becker, Project Manager da MAN, afirma: "A introdução do SOTO marca mais um passo em direção ao futuro da logística no mais recente desenvolvimento da nossa fábrica em Nuremberga. Graças ao SOTO, o processo de fornecimento de contentores de pequena carga agora também é totalmente automatizado. Estes robots são, portanto, também exemplares para a digitalização e automação contínuas da logística da nossa fábrica e, assim, contribuem para a nossa estratégia global. É impressionante ver como os humanos e os robots podem trabalhar juntos de forma eficiente e harmoniosa. A decisão de introduzir os robots SOTO é o resultado de muitos anos de uma cooperação de confiança com a Magazino, o que reflete o nosso compromisso com a excelência tecnológica e a melhoria contínua."

Markus Ruder, Project Manager da Magazino, responsável pelo projeto conjunto com a MAN, explica: "Os robots SOTO recolhem os contentores de pequena carga de forma independente no armazém miniload automatizado e cada robot traz até 18 recipientes de cada vez para as linhas de montagem individuais. Trabalham no mesmo ambiente que os humanos e outros robots móveis. Na linha de montagem, os robots SOTO colocam os recipientes, que atualmente pesam 12 kg, diretamente nas prateleiras. O colaborador pode então aceder convenientemente às peças individuais para montagem no lado oposto do rack. O robot SOTO também recolhe os recipientes vazios de forma autónoma e leva-os para o ponto de recolha central."

A fábrica de Nuremberga utiliza formatos de recipientes normalizados pelo standard VDA, a Associação Alemã da Indústria Automóvel. A garra adaptável do robot ajusta-se automaticamente ao tamanho do recipiente correspondente e, tal como os humanos, também se move de forma flexível para diferentes alturas das prateleiras de transferência. O robot utiliza códigos legíveis por máquina nas prateleiras e etiquetas nos recipientes para identificação. Recebe as encomendas de transporte diretamente do sistema de gestão de armazém.

Embora as linhas de montagem na indústria de manufatura sejam altamente automatizadas, atualmente o reabastecimento na grande maioria dos armazéns ainda ocorre manualmente. Soluções anteriores, como tratores de reboque ou sistemas de transporte sem condutor simples (AGVs), não automatizam totalmente o processo, pois é necessário haver trabalho manual para carga e descarga. Na unidade da MAN em Nuremberga, os contentores de pequena carga já são automaticamente despaletizados após a entrega e armazenados no armazém miniload automatizado. Com o SOTO, a MAN está agora a automatizar a "última milha" no processo de fornecimento de contentores de pequena carga com o objetivo de que a primeira ação humana no processo seja a transferência dos contentores de pequena carga vazios da calha de carga completa para a calha vazia do rack pelos colaboradores da montagem, de onde o robot recolhe novamente os contentores de pequena carga.

O robot SOTO combina as etapas elementares do processo logístico numa única solução totalmente autónoma: recolha de contentores de pequena carga de diferentes tamanhos de um armazém; transporte autónomo de vários contentores de pequena carga da fonte ao destino e entrega em racks de fluxo próximos à linha em diferentes alturas. As suas capacidades incluem a recolha de contentores vazios e a rotação de contentores de pequena carga. Em ambientes existentes, o robot trabalha com segurança na mesma área que os humanos. Essas capacidades diferenciam o robot SOTO do ambiente de mercado e permitem, pela primeira vez, uma verdadeira automação de ponta a ponta no fornecimento de material com contentores de pequena carga. 

Tem alguma questão?