Estágio Coko
Otimização de processos no fornecedor de plásticos

Revolução intralogística em armazéns de estanteria alta

A empresa média de fornecimento de plásticos Coko é, há nove décadas, um fornecedor fiável com o lema «Damos forma aos seus produtos». A decisão de instalar o nosso sistema de armazenamento de estanteria alta resultou numa maior eficiência e na otimização de processos.

Processos de armazenamento otimizados

O fornecedor de plásticos Coko, sedeado em Bad Salzuflen, queria tornar os seus processos de armazém mais eficientes. Apenas um local de expedição e áreas de armazenamento em bloco estavam disponíveis para todos os produtos no sistema ERP SAP. Por este motivo, os produtos que deveriam estar juntos eram armazenados em separado na Coko. Isto significa que os order pickers passam mais tempo à procura dos produtos. Um dos nossos sistemas de armazenamento automáticos de estanteria alta foi a solução para todos os seus problemas.

Jens Kastning
Diretor de logística na Coko-Werk GmbH & Co. KG

«Desde que investimos no armazém automático de corredores estreitos, beneficiamos de processos logísticos consideravelmente mais económicos.»

Um armazém de estanteria alta com espaço para 3240 paletes

Um armazém de estanteria alta com espaço para 3240 paletes foi construído na sede do fabricante de peças técnicas de plástico em Bad Salzuflen. Após uma análise exaustiva da eficiência económica, foi tomada a decisão de implementar um armazém automático de corredores estreitos. Não fornecemos apenas a tecnologia de armazenamento de estanteria com três empilhadores automáticos para corredores estreitos ETXa e os controlos, mas disponibilizamos igualmente a WLAN e os terminais.

Intralogística de um único fornecedor

Tudo do mesmo fornecedor — que é também o lema da empresa familiar Coko-Werk GmbH & Co KG. Os seus principais mercados incluem o design de ferramentas e itens de plástico, mas também a construção de ferramentas, moldagem por injeção e montagem de componentes, pintura, espumas, soldadura e impressão.  A Coko estava já impressionada com a qualidade dos nossos empilhadores há muitos anos. Ao escolher entre dois fornecedores, isso facilitou a decisão relativa ao novo sistema de armazenamento de estanteria alta.

Eficiência melhorada

Além de uma maior rentabilidade e uma melhoria na disponibilidade geral, o fornecedor de plásticos também beneficia de um consumo de energia reduzido e menos desgaste. Após a análise prévia do sistema e do desempenho, foi implementada no ambiente automático uma solução de WLAN baseada num aparelho de controlo. Uma das vantagens desta solução de dados de rádio é a possibilidade de administração central direta ou remota dos pontos de acesso conectados. A troca de dados entre os terminais dos empilhadores e o SAP WM implementado é realizada através do nosso WCS, que funciona como um aparelho de controlo do fluxo de materiais, monitoriza a tecnologia de transporte e gere mais de 3000 posições de paletes.

Revolução intralogística de sucesso

A Coko está satisfeita com a solução. Jens Kastning, diretor de logística na Coko-Werk GmbH & Co. KG, Bad Salzuflen: «Isto significa que agora podemos trabalhar de acordo com o princípio FIFO e cumprir as respetivas diretrizes da indústria automóvel. Além disso, também sabemos que produtos estão nos diversos locais de armazenamento. O número de empilhadores para estanteria alta significa que beneficiamos de um elevado nível de redundância, resultando numa melhor capacidade de fornecimento. Uma vantagem que pode ter efeitos positivos junto dos nossos clientes.»

Tem alguma questão?