O empilhador usado acabou de ser lavado e polido e brilha como se fosse novo, o preço é perfeito – uma verdadeira pechincha. Será mesmo assim? Mais do que na compra de um equipamento novo, na compra de um empilhador usado é importante fazer uma verificação minuciosa.
Quem sabe quantos quilómetros o empilhador percorreu durante a sua existência, até que ponto os condutores exigiram dele e que problemas se escondem debaixo do chassis?
A nossa lista de verificações ajuda-o na compra de um empilhador usado. Com base em nove critérios, pode verificar o equipamento de cima a baixo.
Uma pergunta importante a fazer-se logo no início é: O empilhador é realmente o equipamento certo para o seu tipo de aplicação? Adequa-se realmente às suas circunstâncias locais? Verifique as alturas de passagem e larguras dos corredores de trabalho! Dica: Mande verificar a sua aplicação por um perito!
No fim, dê uma espreitadela à placa de identificação e ao diagrama de capacidade de carga residual. Estão corretamente afixados? Referem-se efetivamente ao mastro e restantes acessórios existentes? É possível que se tenha substituído peças ou o mastro inteiro.
Também deve receber o manual de instruções. Além disso, todos os autocolantes e notas de aviso têm de estar no idioma certo. Existe um relatório de ensaio de prevenção de acidentes atual e sem falhas, que comprove que o empilhador foi verificado em conformidade com os requisitos de prevenção de acidentes?
Dar uma vista de olhos a um empilhador é importante, mas não substitui o percurso de teste. Faça um teste de funcionamento! Num equipamento com motor de combustão, comece por um arranque a frio: Houve uma grande produção de fumo?
O mastro também exige uma verificação especial: verifique se há folgas entre os perfis do mastro e o porta garfos! O mastro e o garfo cedem devido ao peso da carga?
A seguir, aconselhamos que verifique com atenção os garfos e os respetivos suportes para identificar eventuais fissuras. Os bloqueios têm de estar presentes e funcionar corretamente. Meça a espessura na curva do garfo!
Verifique a direção! O empilhador desloca-se de forma estável na via?
Os travões também têm de estar intactos e funcionar de maneira igual dos dois lados. O travão de estacionamento funciona?
Agora verifique a iluminação. Todas as luzes e faróis estão funcionais? Os cabos e ligações têm de estar intactos, os alojamentos das lâmpadas não podem ter humidade.
Tratando-se de um empilhador elétrico, a próxima verificação a fazer é ao estado da bateria. Cristais verdes e brancos nos polos são um indício de sulfatação, se as células estiverem arqueadas para fora, isso é um sinal de idade avançada. Ambos os casos podem provocar uma falha da bateria.
O desgaste dos pneus é sempre importante. Verifique os pneus! Estão danificados? Existem cortes ou bolhas? A chamada marca de desgaste (indicador de desgaste dos pneus) ainda é claramente visível?
Agora é a vez do chassis. Existem danos de ferrugem visíveis? Encontra amolgadelas ou deformações? A não esquecer: a garantia. O que é que o vendedor lhe oferece? Isto é: por quanto tempo e para que características/peças/equipamentos ela é válida?
Um percurso de teste no pátio do vendedor não substitui o teste na prática. Numa situação ideal, o vendedor dá-lhe a oportunidade de testar o equipamento no seu próprio terreno. Assim pode verificar melhor o estado do empilhador.