Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
230125_JungheinrichStorageSolutionGroup_JPG
01/27/2023

A Jungheinrich AG adquire o grupo Storage Solutions

A Jungheinrich AG adquire o grupo Storage Solutions e adiciona uma posição estratégica no mercado norte-americano de automação de armazéns em rápido crescimento

  • Fortalece o negócio de intralogística da Jungheinrich com uma pegada regional complementar
  • Acrescenta uma forte plataforma de crescimento para soluções de automação de armazéns nos EUA
  • Passo importante na implementação da Estratégia 2025+

Vamos adquirir o grupo Storage Solutions estabelecido em Indiana, um fornecedor líder de soluções de estanteria e de automação de armazéns nos EUA, para obter um melhor acesso ao atrativo mercado de armazenamento e automação norte-americano.

A Jungheinrich assinou um acordo de aquisição de ações com a Merit Capital Partners, a MFG Partners e a gestão da Storage Solutions para a aquisição de 100% do capital social do grupo. O valor total acordado no acordo de aquisição de ações consiste num preço de compra de cerca de 375 milhões de USD (que está sujeito aos ajustes de encerramento habituais) e numa componente flexível, baseada no desempenho, na faixa percentual média a alta de um só dígito do preço de compra, que pode ser alcançado pela gestão da Storage Solutions durante três anos após a conclusão da transação. A aquisição será financiada com os fundos disponíveis e débito com um impacto de alavancagem limitado. 

Storage Solutions: uma plataforma estabelecida para estanteria e automação de armazéns nos EUA

A Storage Solutions, sediada em Westfield, Indiana, é uma empresa norte-americana de design, automação e integração de armazéns com 170 colaboradores e 45 anos de experiência na oferta de soluções integrais adequadas aos clientes. Com base num modelo de negócios tecnologicamente agnóstico, a empresa conquistou uma forte posição no atrativo mercado de armazenamento dos EUA, que beneficia de uma robusta dinâmica de crescimento a longo prazo. Oferece linhas de serviço únicas verticalmente integradas com equipas internas de logística e instalação, assegurando a conclusão atempada dos projetos e fornecendo serviços de valor acrescentado, que incluem a otimização do fluxo de trabalho, a engenharia e licenciamento.

A Storage Solutions representa um parceiro fiável para uma grande base de clientes em crescimento, com um foco estratégico em empresas que necessitam de design de armazéns integrado, assistência técnica e na gestão de projetos e competências. A sua base de clientes recorrentes inclui uma vasta gama de marcas líderes, por exemplo, nos setores de logística de terceiros, comércio eletrónico, retalho, alimentar e industrial. Para 2022, a Storage Solutions deverá divulgar receitas de cerca de 290 milhões USD e um EBIT ajustado de cerca de 34 milhões USD.

Fortalecer a Jungheinrich em conformidade com a sua Estratégia 2025+


Para a Jungheinrich, a aquisição é fortemente complementar à sua pegada global e irá reforçar o posicionamento da empresa no mercado. É uma oportunidade única de integrar um segmento de mercado de grandes dimensões e em rápido crescimento com uma posição estratégica nos EUA. A cobertura de mercado da Storage Solutions dará à Jungheinrich acesso às principais plataformas logísticas nos EUA e a oportunidade de apoiar a base de clientes europeus existentes neste mercado. A aquisição de uma plataforma de crescimento nos EUA oferece ainda um potencial adicional a médio prazo para construir uma presença nos países adjacentes, no Canadá e no México. A aquisição ocorrerá paralelamente e não terá qualquer impacto na parceria existente entre a Jungheinrich e a Mitsubishi Logisnext Americas (MLA), que irá continuar a ser a única atividade da Jungheinrich no mercado norte-americano de empilhadores.

Ao combinar os conhecimentos e capacidades de ambos os parceiros, a Jungheinrich e a Storage Solutions irão impulsionar, em conjunto, o desenvolvimento de soluções de automação inovadoras. A automação de armazéns é uma prioridade para os clientes da Storage Solutions e da Jungheinrich, prevendo-se um crescimento global do mercado de 10% (CAGR) no período de 2021 a 2025.

Espera-se que a aquisição aumente o EPS, o fluxo de caixa por ação e a margem EBIT ajustada logo desde o início. O objetivo de 2025+ referente à obtenção de 20% das vendas fora da Europa, em particular através do crescimento inorgânico, será apoiado com a adição de mais de 300 milhões de USD de receitas anuais provenientes da Storage Solutions. Além disso, o modelo de negócios orientado para os serviços da Storage Solutions permite uma abordagem de poucos ativos com requisitos limitados de despesas de capital, o que reforça a geração de liquidez e a resiliência da Jungheinrich.

Dr. Lars Brzoska, diretor executivo da Jungheinrich, afirma: “A aquisição da Storage Solutions constitui um passo importante na implementação da nossa Estratégia 2025+. É uma excelente oportunidade para expandir a nossa presença geográfica nos EUA e acrescenta uma forte plataforma estratégica para o crescimento da automação de armazéns em toda a região. A Storage Solutions é uma empresa bem estabelecida e bem-sucedida, com uma base de clientes atrativa e uma excelente equipa de gestão. Vemos grandes oportunidades na combinação das capacidades de armazém e automação de ambas as partes em benefício dos clientes nos EUA e dos nossos clientes europeus com operações na América do Norte”.

Kevin Rowles, diretor executivo da Storage Solutions, declara: “O próximo nível de crescimento no nosso setor será impulsionado por uma crescente necessidade de automação de armazéns. A Storage Solutions conta com sólidas capacidades em estanteria, automação e digitalização, que procuramos desenvolver ainda mais, visto que a procura está continuamente a acelerar em resultado dos fortes fundamentos subjacentes. Em conjunto com a Jungheinrich, esperamos capturar uma subida nos lucros, para um maior crescimento.”

O conselho executivo e o conselho fiscal da Jungheinrich aprovaram a transação. A conclusão da aquisição, que deverá ter lugar no segundo trimestre de 2023, está sujeita às condições habituais de encerramento, incluindo a receção da autorização do controlo das concentrações nos Estados Unidos.

A Morgan Stanley & Co. International plc está a atuar como consultora financeira da Jungheinrich e a Freshfields Bruckhaus Deringer como conselheira jurídica, enquanto a Deloitte tem prestado apoio durante o processo de devida diligência. A Baird está a atuar como consultora financeira da Storage Solutions e a Goodwin Procter LLP como conselheira jurídica.

Tem alguma questão?