Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
Equipamentos com iões de lítio para indústria de frio

Equipamentos com iões de lítio para indústria de frio

A Jungheinrich está a alargar a sua gama de equipamentos de movimentação de carga com a tecnologia de iões de lítio ideais para a indústria de frio (até -28º negativos).


Assim, vão passar a ser comercializados, no mercado português, os empilhadores elétricos frontais EFG série 2 e 3 disponíveis para temperaturas negativas.

Estes equipamentos vêm juntar-se aos porta-paletes elétricos EJE e ERE, stackers EJC e ERC ou order pickers horizontais como os ECE e os empilhadores retráteis (modelo ETV). Com uma temperatura negativa de -28º garante-se mais de 80% das temperaturas das câmaras frigoríficas em utilização (normalmente entre -21 a -24º na indústria alimentar).

Para além das vantagens já conhecidas desta tecnologia, no frio negativo as baterias de iões de lítio têm vantagens suplementares. No processo de carga a reação é muito rápida quando comparada com o chumbo ácido, para além de que a capacidade (que resulta da amperagem) é mais estável, em contrapartida com as baterias de chumbo ácido que perdem mais de 20% da sua capacidade efetiva quando estão a operar em frio. Por outro lado, a tecnologia de iões de lítio permite ter baterias mais pequenas, o que possibilita, em espaços reduzidos, como as câmaras frigoríficas, evitar danos nos racks ou nas portas / paredes. As baterias de iões de lítio não requerem ainda de manutenção, o que evita a reposição de água.

Outra das vantagens das baterias de iões de lítio, e considerando que o frio é usado na sua maioria em produtos alimentares, é o facto de não haver emissões ou possibilidade de derrame de ácidos, garantindo ao cliente o cumprimento das mais rigorosas normas de higiene e segurança alimentar.

«A armazenagem de frio tem uma relevância muito significativa na indústria em Portugal, pelo que é um mercado com grandes oportunidades de crescimento. Com o lançamento destes equipamentos passamos a disponibilizar quase todas as máquinas que se utilizam na indústria de frio para utilização em câmaras frigoríficas até -28º negativos», explica Mark Wender, managing director da Jungheinrich Portugal.



Tem alguma questão?