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Jungheinrich - paineis solares Hamburgo
09/11/2023

Criar valor sustentável: Jungheinrich abre o maior espaço de estacionamento solar de Hamburgo

A Jungheinrich cobriu o parque de estacionamento dos funcionários na sua sede corporativa em Hamburgo-Wandsbek com um sistema fotovoltaico.

  • 630 módulos fotovoltaicos fornecem eletricidade para 52 pontos de carregamento de carros elétricos
  • Utilização eficiente de superfícies seladas como contributo para a luta contra as alterações climáticas
  • Meta: atividades comerciais neutras em CO2e em todas as localizações da Jungheinrich, incluindo todas as fábricas, até 2030

A instalação de 1.100 metros quadrados foi inaugurada recentemente por Melanie Leonhard, Senator for Economics and Innovation, de Hamburgo, pelo CEO da Jungheinrich, Lars Brzoska, e por Matthias Boxberger, Presidente da Associação Industrial de Hamburgo. Com 630 módulos fotovoltaicos e uma potência máxima de cerca de 200 quilowatts, o parque de estacionamento solar é o deste género em Hamburgo. No futuro, os funcionários da Jungheinrich poderão carregar os seus veículos elétricos particulares durante o horário de trabalho em 48 do total de 52 pontos de carregamento elétrico abaixo das coberturas solares. Quatro outros pontos de carregamento são de livre acesso e, portanto, fazem parte da infraestrutura pública de carregamento de mobilidade elétrica de Hamburgo. A produção anual do telhado fotovoltaico do parque de estacionamento solar é suficiente para carregar totalmente as baterias de uma média de cerca de 4.000 carros elétricos por ano. A Jungheinrich está a investir um total de 1,7 milhões de euros nas novas instalações. O Grupo não aproveitou qualquer financiamento público para o efeito.

Melanie Leonhard, Senator for Economic Affairs and Innovation of the Free and Hanseatic de Hamburgo afirmou que: «Mais proteção do clima exige ações concretas no terreno - por parte dos políticos, da sociedade e das empresas. A Jungheinrich está a assumir a sua responsabilidade em Hamburgo. Com o sistema fotovoltaico no seu parque de estacionamento, a empresa aposta não só nas energias renováveis, mas também na promoção da eletromobilidade. Cada raio de sol que atinge estes painéis solares torna-se energia limpa para veículos elétricos. Tais medidas são, por um lado, economicamente inteligentes e, por outro, um importante contributo para a preservação do nosso planeta para as gerações futuras.»

 Lars Brzoska, Presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG, referiu que: "Na Jungheinrich, consideramos a sustentabilidade como a nossa obrigação económica, ecológica e social. Desde 2021, todas as unidades da Jungheinrich na Alemanha fornecem exclusivamente eletricidade verde. Agora, com o nosso parque de estacionamento solar, produzimos energia limpa exatamente onde é necessária - nos pontos de carregamento para os carros elétricos dos nossos funcionários. Estamos, assim, a contribuir para a recuperação da energia e dos transportes e a aproximarmo-nos mais do nosso objetivo de nos tornarmos neutros em termos de CO2e em todas as localizações da Jungheinrich, incluindo todas as fábricas, até 2030.»

Para Matthias Boxberger, Presidente da Associação Industrial de Hamburgo: "As nossas empresas industriais sediadas em Hamburgo têm sido campeãs da proteção climática há já algum tempo! Enquanto os políticos ainda discutem uma obrigação fotovoltaica para lugares de estacionamento na Lei de Proteção Climática, uma importante empresa industrial de Hamburgo já está a garantir a sua implementação. Isto mostra que a ação empresarial livre pode, muitas vezes, reduzir as emissões de CO2 mais rapidamente do que as regulamentações burocráticas. Para a indústria de Hamburgo, a proteção do clima tem sido um dos objetivos corporativos decisivos."

A eletricidade produzida a partir de fontes de energia renováveis constitui uma alternativa aos combustíveis fósseis, contribuindo assim de forma decisiva para a proteção do clima. O aumento dos preços da eletricidade e da energia também coloca desafios à economia de Hamburgo, pelo que os temas da segurança energética e da autossuficiência também se tornaram mais relevantes. Como a cidade de Hamburgo dispõe apenas de terras limitadas para a expansão das energias renováveis, o uso de sistemas fotovoltaicos em áreas já seladas, como instalações comerciais e industriais, oferece um enorme potencial para a área central da cidade.

O parque de estacionamento solar inaugurado na sede da Jungheinrich foi planeado e implementado pelo Grupo energielenker. A eletricidade verde gerada aqui flui diretamente para os pontos de carregamento elétrico erguidos abaixo, bem como para o fornecimento de energia da sede do Grupo Jungheinrich, no telhado do qual também são instalados módulos fotovoltaicos. Desde 2021, todas as unidades da Jungheinrich na Alemanha, incluindo as seis fábricas alemãs, têm fornecido exclusivamente eletricidade verde. Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o Grupo decorrentes do uso de eletricidade, calor e vapor (Scope 2), o Grupo Jungheinrich está a impulsionar a mudança para energias renováveis em todo o mundo. A transição para a eletricidade verde já foi concluída em 21 países. Só em 2022, a Jungheinrich já poupou cerca de 18.900 toneladas de emissões de CO2e, aproximadamente o equivalente à capacidade anual de armazenamento de carbono de 3.150 hectares de floresta. A Jungheinrich pretende estabelecer atividades comerciais neutras em termos de CO2e em todas as suas localizações e fábricas em todo o mundo até 2030.

Ao mesmo tempo, a Jungheinrich está a impulsionar a eletrificação na intralogística. O último empilhador Jungheinrich com motor de combustão interna saiu da linha de produção em Moosburg, perto de Munique, na Baviera, em março de 2023. Desde então, a empresa produz empilhadores 100% elétricos. A Jungheinrich é, assim, a primeira empresa do seu setor a concluir a transformação completa para a mobilidade elétrica. Fundada em 1953, a empresa tem vindo a produzir empilhadores elétricos há 70 anos. Até hoje, a Jungheinrich é líder tecnológica quando se trata de eletromobilidade em armazéns, e em particular no que diz respeito às modernas baterias de iões de lítio, que contribuem ainda mais para a proteção climática do que as baterias convencionais de chumbo-ácido.


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