Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
Arla Foods
Sistema de armazenamento compacto com UPC

Arla Foods constrói um sistema de armazenamento compacto

A Arla Foods é uma das maiores cooperativas de laticínios no mundo, com um grande portfolio de produtos, incluindo leite, queijo, iogurte, manteiga e margarina. Os processos logísticos no armazém dinamarquês em Holstebro foram otimizados para fazer o melhor uso do espaço. 

Armazenamento eficiente de sacos grandes

Apenas a proteína de leite em pó é armazenada no armazém de cerca de 10 000 m2 da Arla Foods, em Holstebro, a aproximadamente 300 km a noroeste de Copenhaga. A produção tem lugar na fábrica de laticínios da Arla, a poucos quilómetros de distância. «Fornecemos proteína de leite em pó para praticamente qualquer parte do planeta», explica com orgulho Jens Korbo, gerente de armazém na Arla, em Holstebro, «exceto para a Austrália, a Nova Zelândia e África.»

Até meados de 2012, a proteína de leite em pó embalada em sacos de diferentes tamanhos era armazenada no armazém em bloco ou em estanterias drive-in simples. Os sacos grandes, de 500 kg, ocupavam aproximadamente 35 por centro de todo o armazém — por isso, eram necessários processos mais eficientes.

Jens Korbo
Warehouse Manager da Arla

“De forma geral, a Jungheinrich proporcionou-nos uma solução excelente!“

Sistemas de armazenamento de diversas profundidades economizam espaço

A solução sugerida especificamente para armazenar sacos de 500 kg foi um sistema de armazenamento compacto com mecanismo de deslize da carga associado. O potencial de um armazém compacto convencional, ou seja, economizar espaço ao retirar corredores, é expandido através da utilização de sistemas shuttle. Estes permitem um nível mais elevado de enchimento, maior rendimento e melhor uso do espaço.

O sistema foi projetado para que cada canal possa ter exatamente 13 paletes. Dois canais, um sobre o outro, correspondem exatamente à carga de um camião. Existe ainda um equipamento básico (EFG 218) e um mecanismo de deslize da carga (Under Pallet Carrier, UPC). A cooperativa de laticínios optou por um UPC, porque este é particularmente eficiente na recolha e expedição repetidas no mesmo canal de paletes.

O UPC é colocado nos garfos do equipamento básico e utilizado no canal de paletes durante o armazenamento. O UPC desloca-se sob a palete de forma independente e controla os produtos a transportar sem estar fisicamente ligado ao equipamento básico. Neste caso, o mecanismo de deslize da carga controla de forma independente todos os movimentos de deslocação e elevação, utilizando sensores para evitar colisões. Enquanto isso, o operador pode recolher outra palete para ser armazenada, posicioná-la no início do canal e iniciar o item seguinte do armazenamento.

Cooperação eficiente

Os empilhadores fazem parte da nossa solução completa. Diversos porta-paletes elétricos ERE 225 realizam o empilhamento e a recolha do camião, assim como o transporte de produtos para o sistema de armazenamento compacto. Devido à plataforma fixa, estes podem atingir velocidades superiores a 12 km/h. Isso significa que os produtos podem ser transportados de maneira extremamente eficiente.

O empilhador EFG 218 funciona como um equipamento básico para o UPC e transporta os produtos desde o sistema de armazenamento compacto até à saída de mercadorias. A estação de trabalho com um design ergonómico garante um trabalho relaxado e sem fadiga. A Korbo destaca a validade e o valor desta promessa: «Quando os nossos condutores se sentem não apenas seguros, mas também confortáveis nos empilhadores, isso aumenta a eficiência de todos os nossos processos!»

«O trabalho tem sido muito mais eficiente desde que usamos o UPC da Jungheinrich!», confirma o funcionário de armazém Elo Kristensen. A Korbo acrescenta: «Sim, o trabalho aqui é realizado de forma rápida e eficiente. Além disso, todo o sistema oferece-nos uma grande flexibilidade! De modo geral, Jungheinrich conseguiu proporcionar-nos uma excelente solução!»

Tem alguma questão?