Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
AVO
Pesagem otimizada de condimentos

Equipamentos de movimentação automáticos ligam os silos de condimentos AVO

«Sabor e tecnologia» são os segredos para o sucesso da AVO, um dos principais especialistas em condimentos na Europa. A vontade associada em inovar e renovar fez com que a AVO otimizasse os processos de intralogística com a ajuda da tecnologia adequada.

Automatização e otimização

Existiam três motivos principais para a utilização de sistemas de transporte sem condutor (AGV-S) nas instalações do fabricante de condimentos AVO para transportar o equipamento de pesagem de condimentos. Em primeiro lugar, para atingir uma precisão ainda maior na mistura dos condimentos. Segundo, para ter a capacidade de identificar totalmente as receitas e, em terceiro, para aliviar a equipa de tarefas constantemente repetitivas. Além disso, havia também a necessidade de processar lotes mais pequenos com os mais variados componentes, evitando, ao mesmo tempo, qualquer tipo de contaminação.

Goran Milosevic
Diretor das fábricas AVO

“Ficamos espantados com a facilidade com que os operadores adquiriram os conhecimentos necessários e com a rapidez da sua identificação com os dispositivos.”

Sistemas de transporte sem condutor

Os sistemas de transporte sem condutor controlados por laser no fabricante de condimentos AVO assumiram o transporte na área de pesagem de condimentos há vários anos. A sua tarefa é posicionar os recipientes de recolha sob os sistemas de engarrafamento e dosagem com uma elevada precisão.

A vantagem dos sistemas de transporte sem condutor é a navegação por laser, que garante rotas otimizadas e elimina praticamente danos durante o transporte. Com uma disponibilidade de 98 por cento, estes oferecem uma excelente fiabilidade, custos de pessoal mínimos e procedimentos padronizados.

Uma vantagem adicional é que o AGV-S pode ser imediatamente integrado na infraestrutura disponível, sem necessidade de tempo de processamento e espera. Outro efeito positivo é que, devido à navegação no armazém, não há necessidade de criar uma marcação física da faixa no chão, pelo que a disposição da instalação na área do AGV-S pode ser reconfigurada com flexibilidade a qualquer momento, por exemplo, se a alteração dos processos de produção o exigir.

Escolhemos o preparador de encomendas vertical EKS 210 como o equipamento básico para o sistema de transporte sem condutor nas instalações da AVO. Os principais fatores para esta decisão são a sua capacidade de carga de 1000 kg, a sua velocidade de marcha de 9 km/h, assim como a sua excelente manobrabilidade, indispensável na pesagem dos condimentos em espaços restritos.

Flexibilidade e autonomia

Goran Milosevic, supervisor de trabalhos das fábricas da AVO, continua a refletir: «Movimentávamos as nossas matérias-primas sobretudo manualmente. Quando considerámos processos de automatização, um sistema de transporte sem condutor foi a escolha certa.» A principal diferença com a automatização é que, em vez de oito matérias-primas, a AVO-Werke pode agora dosear, pesar e encher automaticamente quarenta condimentos.

Por este motivo, Goran Milosevic está absolutamente maravilhado com o AGV-S e acrescenta: «Escolheria novamente este sistema sem hesitar. Eu fiquei impressionado com a rapidez e a facilidade com que os nossos operadores adquiriram as competências necessárias e se identificaram com as máquinas. Recebemos até mesmo visitas de clientes que estão interessados numa solução de AVG para ver o AGV-S da Jungheinrich.»



Tem alguma questão?