Arla Foods
Sistema de armazenamento compacto com UPC

Arla Foods constrói um sistema de armazenamento compacto

A Arla Foods é uma das maiores cooperativas de laticínios no mundo, com um grande portfolio de produtos, incluindo leite, queijo, iogurte, manteiga e margarina. Os processos logísticos no armazém dinamarquês em Holstebro foram otimizados para fazer o melhor uso do espaço. 

Armazenamento eficiente de sacos grandes

Apenas a proteína de leite em pó é armazenada no armazém de cerca de 10 000 m2 da Arla Foods, em Holstebro, a aproximadamente 300 km a noroeste de Copenhaga. A produção tem lugar na fábrica de laticínios da Arla, a poucos quilómetros de distância. «Fornecemos proteína de leite em pó para praticamente qualquer parte do planeta», explica com orgulho Jens Korbo, gerente de armazém na Arla, em Holstebro, «exceto para a Austrália, a Nova Zelândia e África.»

Até meados de 2012, a proteína de leite em pó embalada em sacos de diferentes tamanhos era armazenada no armazém em bloco ou em estanterias drive-in simples. Os sacos grandes, de 500 kg, ocupavam aproximadamente 35 por centro de todo o armazém — por isso, eram necessários processos mais eficientes.

Jens Korbo
Warehouse Manager da Arla

“De forma geral, a Jungheinrich proporcionou-nos uma solução excelente!“

Sistemas de armazenamento de diversas profundidades economizam espaço

A solução sugerida especificamente para armazenar sacos de 500 kg foi um sistema de armazenamento compacto com mecanismo de deslize da carga associado. O potencial de um armazém compacto convencional, ou seja, economizar espaço ao retirar corredores, é expandido através da utilização de sistemas shuttle. Estes permitem um nível mais elevado de enchimento, maior rendimento e melhor uso do espaço.

O sistema foi projetado para que cada canal possa ter exatamente 13 paletes. Dois canais, um sobre o outro, correspondem exatamente à carga de um camião. Existe ainda um equipamento básico (EFG 218) e um mecanismo de deslize da carga (Under Pallet Carrier, UPC). A cooperativa de laticínios optou por um UPC, porque este é particularmente eficiente na recolha e expedição repetidas no mesmo canal de paletes.

O UPC é colocado nos garfos do equipamento básico e utilizado no canal de paletes durante o armazenamento. O UPC desloca-se sob a palete de forma independente e controla os produtos a transportar sem estar fisicamente ligado ao equipamento básico. Neste caso, o mecanismo de deslize da carga controla de forma independente todos os movimentos de deslocação e elevação, utilizando sensores para evitar colisões. Enquanto isso, o operador pode recolher outra palete para ser armazenada, posicioná-la no início do canal e iniciar o item seguinte do armazenamento.

Cooperação eficiente

Os empilhadores fazem parte da nossa solução completa. Diversos porta-paletes elétricos ERE 225 realizam o empilhamento e a recolha do camião, assim como o transporte de produtos para o sistema de armazenamento compacto. Devido à plataforma fixa, estes podem atingir velocidades superiores a 12 km/h. Isso significa que os produtos podem ser transportados de maneira extremamente eficiente.

O empilhador EFG 218 funciona como um equipamento básico para o UPC e transporta os produtos desde o sistema de armazenamento compacto até à saída de mercadorias. A estação de trabalho com um design ergonómico garante um trabalho relaxado e sem fadiga. A Korbo destaca a validade e o valor desta promessa: «Quando os nossos condutores se sentem não apenas seguros, mas também confortáveis nos empilhadores, isso aumenta a eficiência de todos os nossos processos!»

«O trabalho tem sido muito mais eficiente desde que usamos o UPC da Jungheinrich!», confirma o funcionário de armazém Elo Kristensen. A Korbo acrescenta: «Sim, o trabalho aqui é realizado de forma rápida e eficiente. Além disso, todo o sistema oferece-nos uma grande flexibilidade! De modo geral, Jungheinrich conseguiu proporcionar-nos uma excelente solução!»

Tem alguma questão?