AVO
Pesagem otimizada de condimentos

Equipamentos de movimentação automáticos ligam os silos de condimentos AVO

«Sabor e tecnologia» são os segredos para o sucesso da AVO, um dos principais especialistas em condimentos na Europa. A vontade associada em inovar e renovar fez com que a AVO otimizasse os processos de intralogística com a ajuda da tecnologia adequada.

Automatização e otimização

Existiam três motivos principais para a utilização de sistemas de transporte sem condutor (AGV-S) nas instalações do fabricante de condimentos AVO para transportar o equipamento de pesagem de condimentos. Em primeiro lugar, para atingir uma precisão ainda maior na mistura dos condimentos. Segundo, para ter a capacidade de identificar totalmente as receitas e, em terceiro, para aliviar a equipa de tarefas constantemente repetitivas. Além disso, havia também a necessidade de processar lotes mais pequenos com os mais variados componentes, evitando, ao mesmo tempo, qualquer tipo de contaminação.

Goran Milosevic
Diretor das fábricas AVO

“Ficamos espantados com a facilidade com que os operadores adquiriram os conhecimentos necessários e com a rapidez da sua identificação com os dispositivos.”

Sistemas de transporte sem condutor

Os sistemas de transporte sem condutor controlados por laser no fabricante de condimentos AVO assumiram o transporte na área de pesagem de condimentos há vários anos. A sua tarefa é posicionar os recipientes de recolha sob os sistemas de engarrafamento e dosagem com uma elevada precisão.

A vantagem dos sistemas de transporte sem condutor é a navegação por laser, que garante rotas otimizadas e elimina praticamente danos durante o transporte. Com uma disponibilidade de 98 por cento, estes oferecem uma excelente fiabilidade, custos de pessoal mínimos e procedimentos padronizados.

Uma vantagem adicional é que o AGV-S pode ser imediatamente integrado na infraestrutura disponível, sem necessidade de tempo de processamento e espera. Outro efeito positivo é que, devido à navegação no armazém, não há necessidade de criar uma marcação física da faixa no chão, pelo que a disposição da instalação na área do AGV-S pode ser reconfigurada com flexibilidade a qualquer momento, por exemplo, se a alteração dos processos de produção o exigir.

Escolhemos o preparador de encomendas vertical EKS 210 como o equipamento básico para o sistema de transporte sem condutor nas instalações da AVO. Os principais fatores para esta decisão são a sua capacidade de carga de 1000 kg, a sua velocidade de marcha de 9 km/h, assim como a sua excelente manobrabilidade, indispensável na pesagem dos condimentos em espaços restritos.

Flexibilidade e autonomia

Goran Milosevic, supervisor de trabalhos das fábricas da AVO, continua a refletir: «Movimentávamos as nossas matérias-primas sobretudo manualmente. Quando considerámos processos de automatização, um sistema de transporte sem condutor foi a escolha certa.» A principal diferença com a automatização é que, em vez de oito matérias-primas, a AVO-Werke pode agora dosear, pesar e encher automaticamente quarenta condimentos.

Por este motivo, Goran Milosevic está absolutamente maravilhado com o AGV-S e acrescenta: «Escolheria novamente este sistema sem hesitar. Eu fiquei impressionado com a rapidez e a facilidade com que os nossos operadores adquiriram as competências necessárias e se identificaram com as máquinas. Recebemos até mesmo visitas de clientes que estão interessados numa solução de AVG para ver o AGV-S da Jungheinrich.»



Tem alguma questão?