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Stage Keller&Kalmbach
Aumento do armazém e preparação de encomendas

Expansão do armazém central na Keller & Kalmbach

A Keller & Kalmbach é um dos principais prestadores de serviços de gestão de peças C. Em 2016, com cerca de 800 funcionários, a empresa gerou uma faturação anual de 270 milhões de euros, quase o dobro de 2009, quando a primeira fase da construção foi concluída.

Alto nível de complexidade no planeamento e na montagem

O foco da empresa na gestão de peças C para clientes industriais é uma tarefa intralogística particularmente exigente. O objetivo final é que os clientes recebam os seus produtos na hora certa, no local certo e na quantidade certa. Um centro de distribuição novo e moderno é necessário para realizar essa tarefa.

Concentrámo-nos numa nova estratégia de preparação de encomendas, consideravelmente mais racional, durante a primeira fase da construção. Também concentrámos a atenção no design ergonómico dos espaços de trabalho de preparação de encomendas e na eficiência dos processos.

Logo na primeira fase da construção, houve um sucesso considerável que desempenhou um papel principal no crescimento continuado da empresa. Somente após cinco anos foi necessário expandir as áreas de armazenamento, novamente, sem interromper as operações. Para essa finalidade, expandimos o armazém de paletes automático, o armazém de peças pequenas e a tecnologia de transporte. Um pavilhão separado com estações de trabalho «goods to person» e um robôt de paletização foram configurados para a preparação de encomendas. Enquanto empresa geral, fomos responsáveis pelo planeamento, a configuração do projeto e a implementação de toda a intralogística.

Dr. Ingomar Schubert
Head of Supply Chain Management

“O arranque por fases não estava no plano original. Mas isso permitiu-nos usar a área do armazém antes mesmo de concluirmos a montagem.“

Novo armazém central com uso flexível

Durante a primeira fase de construção, dividimos o armazém central em quatro áreas que, devido à disposição, foram fáceis de expandir. O nosso WMS é utilizado para controlar essas áreas, assim como os complexos processos de preparação de encomendas. Um elevado nível de flexibilidade é alcançado pela respetiva tecnologia de transporte baseada no princípio «goods-to-person».

Expandimos o armazém de estanteria alta num total de cinco corredores na segunda fase da construção e, no início de 2016, o armazém automático de peças pequenas foi expandido em mais seis corredores. Ao mesmo tempo, a capacidade geral de movimentação de materiais e, consequentemente, de preparação de encomendas foram duplicadas. O software calcula o padrão de camadas para o robôt de paletização e indica ao WMS a sequência na qual os contentores devem ser recolhidos da preparação de encomendas. O robôt de paletização garante a preparação de encomendas flexível, sendo capaz de lidar até mesmo com grandes encomendas, sem grande antecedência ou quaisquer problemas.

Processo ininterrupto

«A colocação em funcionamento passo a passo não estava no plano original. Mas isto permite-nos utilizar a área de armazém antes mesmo de concluir a colocação em funcionamento. Ficámos impressionados com a colaboração de confiança da Jungheinrich durante todo o período. Cumprimos os prazos e até ficámos abaixo do orçamento proposto originalmente. Teremos todo o gosto em realizar todas as expansões futuras com a Jungheinrich.», afirma o Dr. Ingomar Schubert, gestor da cadeia de abastecimento na Keller & Kalmbach.

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