Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
Estágio pfenning logistics
A frota de logística cumpre exigências elevadas

88 empilhadores para a pfenning logistics

No centro de logística de 20 hectares da pfenning logistics, uma frota dos nossos empilhadores forma a base para fluxos de materiais eficientes. Em períodos de pico, o operador aumenta a já grande frota de 88 equipamentos no multicube rhein-neckar com empilhadores alugados. 

Uso ideal do espaço em corredores estreitos

A pfenning logistics GmbH é um especialista em logística de Baden-Württemberg. Com um volume de capex de 100 milhões de euros, a pfenning logistics estabeleceu uma nova sede e um centro de logística de 20 hectares em Heddesheim, o multicube rhein-neckar, em 2013. Os produtos são armazenados em duas áreas do edifício: a seção norte contém, sobretudo, alimentos e outras necessidades diárias, enquanto os produtos químicos são armazenados na seção sul. Os armazéns de corredores estreitos são responsáveis por mais 5 mil movimentações de paletes por dia.

Para uma utilização otimizada do espaço, envolvemo-nos no desenvolvimento do conceito de espaço e frota numa fase inicial. No planeamento preliminar, a pfenning logistics já tinha optado por um conceito baseado em armazéns de corredores estreitos. Para o empilhador para corredores estreitos, eram importantes longas distâncias operacionais com uma única carga da bateria devido às exigências da movimentação de produtos alimentares.

Christopher Granath
Diretor de engenharia de processos na pfenning logistics

«Os dispositivos lidam facilmente com dois turnos. A recuperação de energia também contribui para isso. Este fator foi decisivo para fazermos a aquisição.»

Ainda mais rápidos com garfos telescópicos

No centro da frota de empilhadores, estão 23 order pickers/empilhador trilaterais elétricos EKX 515, controlados mecanicamente nos corredores. Christopher Granath, diretor de engenharia de processos na pfenning logistics, explica: «A Jungheinrich manteve os corredores bem estreitos a nosso pedido, de modo a alcançar uma utilização do espaço ainda melhor. Além disso, os corredores estreitos nas seções norte e sul são da mesma largura, por isso, também podem ser acedidos pelos EKX 515.». 

Os empilhadores para corredores estreitos EKX 515 estão adaptadas a diferentes perfis de requisitos e funcionam com recuperação de energia. A energia destes equipamentos baseia-se na sua tecnologia de corrente trifásica de 80 volts e no seu elevado binário que garante uma aceleração eficaz. Com uma altura de elevação de 8,4 metros, os equipamentos armazenam produtos em europaletes ou em paletes industriais na seção norte. Para a seção sul, estes foram equipados com mastros triplos que permitem o empilhamento de paletes de produtos químicos até 14,4 metros de altura. «Equipámos 16 com garfos telescópicos para um grande cliente da indústria alimentar. Isto permite-nos beneficiar de operações de armazém mais rápidas e cumprir níveis elevados de rendimento.», afirma Granath.

A frota também inclui 65 equipamentos padrão ETV 216, EFG 220 e ERE 225, alguns dos quais também proporcionam a recuperação de energia ao baixar a carga. Em períodos de pico, também é possível alugar equipamentos adicionais.

Gestão potente da bateria

Christopher Granath diz: «Com base na seleção da melhor tecnologia, optámos pelos empilhadores para corredores estreitos da Jungheinrich, que já tínhamos experimentado noutros locais. Longos períodos de funcionamento com uma única carga da bateria foram fundamentais para a aquisição. Os dispositivos lidam facilmente com dois turnos. Às vezes, até conseguem uma operação de três turnos sem parar. A recuperação de energia também contribui para isso. Este fator foi decisivo para fazermos uma compra».
Para nós, enquanto fornecedores, os tempos de entrega muito curtos para equipamento alugado também estavam a nosso favor, de acordo com Granath. Além disso, fornecemos um suporte flexível à empresa durante as fases de implementação. Por exemplo, ao ajustar os perfis de velocidade e alturas de elevação dos 16 equipamentos EKX 515 no setor norte — uma tarefa que era realizada em separado para cada um dos 66 corredores.

Tem alguma questão?