Call4Service
219 156 060 Linha direta de assistência (chamada para rede fixa nacional)
Formulário de contacto
Newsletter
Vida útil das baterias de iões de lítio Cabeçalho
Economia circular para máxima sustentabilidade

Vida útil das baterias de iões de lítio

Na qualidade de líder do mercado no setor da mobilidade elétrica, a Jungheinrich oferece soluções de intralogística mais eficientes em termos energéticos e que reduzem as emissões de CO2. A vida útil das nossas baterias de iões de lítio é, por isso, concebido tendo em mente a sustentabilidade.

  • Conceito global sustentável
  • Vida útil em várias fases
  • Utilização de células sem cobalto
  • Taxa de reciclagem de até 95%
Em busca da sustentabilidade: a vida útil das nossas baterias de iões de lítio

Na Jungheinrich, as baterias de iões de lítio são os elementos mais importantes da mobilidade elétrica e representam um contributo decisivo para a transição energética. No entanto, só é possível garantir a sustentabilidade se toda a vida útil das baterias de iões de lítio for concebida para conservar recursos. A Jungheinrich desenvolveu, por isso, um ciclo sustentável, desde os cuidados na extração de materiais e fabrico, até à longevidade da vida útil e ao reprocessamento, com um elevado nível de recuperação de matérias-primas valiosas. 

Gráfico: Vida útil das baterias de iões de lítio

1: Processo de fabrico das baterias de iões de lítio
2: Processo de maturação em armazenamento estacionário (armazenamento em construção/utilização em planeamento) 
3: Utilização num equipamento novo (estágio 1 da vida útil)
4: Processo de reabilitação
5: Utilização num equipamento usado (estágio 2 da vida útil)
6: Processo de reabilitação
7: Utilização para armazenamento estacionário (armazenamento em construção/utilização em planeamento — estágio 3 da vida útil) 
8: Processo de desmontagem 
9: Processo de reciclagem

Fabrico da nossa bateria de iões de lítio

A Jungheinrich considera que a sustentabilidade começa com o desenvolvimento e produção das baterias de iões de lítio. Durante estas fases, seguimos os nossos critérios de conceção ecológica, que tem em conta toda a vida útil de um produto e reduz o impacto ambiental. Por conseguinte, dispensamos matérias-primas críticas, como o cobalto, nas nossas baterias de iões de lítio e utilizamos em vez disso células de fosfato de lítio e ferro (FLF). Além disso, as nossas baterias de iões de lítio são intrinsecamente seguras: A química das células FLF, conjugada com outras medidas de segurança, impede que a bateria se incendeie.

Processo de maturação em armazenamento estacionário

Um passo importante no fabrico das baterias de iões de lítio é a maturação. A Jungheinrich planeia futuramente permitir uma breve maturação da bateria de iões de lítio para armazenamento estacionário de energia. Deste modo, as emissões de CO2 anteriores poderão ser compensadas numa fase muito precoce. Estão neste momento em construção na Jungheinrich instalações de armazenamento adequadas.

Estágio 1 da vida útil: Utilização num equipamento novo

A fim de aumentar a sustentabilidade, as baterias de iões de lítio da Jungheinrich passam por até três estádios diferentes na sua vida útil. Primeiro, são usadas nos nossos equipamentos novos. As baterias de iões de lítio reduzem em 20% a pegada de carbono e aumentam a eficiência energética até 20%, em comparação com equipamentos de movimentação de cargas com baterias de chumbo-ácido. 

Estágio 2 da vida útil: Utilização num equipamento usado

Depois de ser utilizada num equipamento novo, a vida útil de uma bateria de iões de lítio está longe de chegar ao fim. Uma vez retirada a bateria, procedemos à sua recuperação profissional. Futuramente, tencionamos utilizar ferramentas de análise para avaliar e selecionar as células usadas com recurso a inteligência artificial. As baterias de iões de lítio podem, assim, ser novamente utilizadas em equipamentos usados (2.º estágio da vida útil) e depois para armazenamento estacionário (3.º estágio da vida útil).

Estágio 3 da vida útil: Utilização para armazenamento estacionário

O 3.ª estágio da vida útil tem lugar fora do equipamento de movimentação de cargas: Se a capacidade da bateria for inferior a 70 a 80%, deixa de fazer sentido utilizá-la num equipamento de movimentação de cargas. A bateria pode, porém, ser utilizada como unidade de armazenamento estacionário durante mais alguns anos. Nos próximos anos, com o aumento da utilização de energias renováveis, o armazenamento estacionário irá desempenhar um papel cada vez mais importante, para compensar as flutuações no fornecimento de energia.

Desmontagem e reciclagem

Quando a bateria de iões de lítio deixa de ter condições para o armazenamento estacionário, responsabilizamo-nos pela sua desmontagem e reciclagem. O nosso objetivo é a reutilização e reintegração no ciclo de 95% dos materiais valiosos das células, como lítio, cobre e alumínio. Algumas destas substâncias podem ser utilizadas no fabrico de novas células de iões de lítio. Esta abordagem contribui para uma utilização sustentável e responsável dos recursos naturais.

«Estamos a promover a economia circular: o nosso foco, em última análise, é a transição energética, o clima e o ambiente.»

As nossas baterias de iões de lítio permitem uma excelente eficiência energética ao longo de muito tempo.

Saber mais

Stage Dividendos

Contacto

Tecnologia Iões de Lítio

Telefone

219 156 060

Contactar

Tem alguma questão?