Entrevista a Margarida Filipe, HR Manager Jungheinrich Portugal - uma conversa marcada pela autenticidade e visão humana da gestão de Pessoas - com a Revista Business Voice.
Na Jungheinrich, as pessoas são o bem mais valioso. As palavras são de Margarida Filipe, HR Manager da Jungheinrich Portugal que numa entrevista à Business Voice, lembra que as pessoas são o maior ativo da empresa, pois “cada um de nós, com a sua individualidade, conhecimento e talento tem um papel muito importante para o nosso crescimento e sucesso”.
Consciente das mudanças e da necessidade de se adaptar e reinventar, a Jungheinrich Portugal fez recentemente uma transformação cultural, com uma maior consciencialização da importância das pessoas, da liderança e dos princípios que norteiam a relação enquanto equipa no dia-a-dia. "Os nossos valores são orientados, para a forma como somos Abertos, Ativos, Eficientes e como Cuidamos uns dos outros, dos nossos clientes e do meio ambiente que nos rodeia. Acreditamos que desenvolver uma cultura de proximidade é extremamente importante para a promoção de uma maior satisfação e, por sua vez, de maior motivação e melhor desempenho”.
Das iniciativas internas que reforçam esta visão centrada nas pessoas, Margarida Filipe destaca o Comité Interno da Felicidade, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, o programa de Well-being, que promove a satisfação, felicidade e motivação dos colaboradores, o inquérito de satisfação – Great Place To Work.
Já no que diz respeito aos desafios do mercado laboral e da capacidade em atrair e reter talento, a Jungheinrich Portugal tem apostado numa política salarial justa, na formação e em planos de benefícios e oportunidades de desenvolvimento. Também a liderança desempenha um papel fulcral na sustentação de uma cultura organizacional que favorece a atração e retenção de talento, pelo que a empresa irá iniciar este ano um programa de Liderança, que envolverá todos os líderes, e que visa trabalhar fatores como a comunicação dos valores, a criação de um ambiente de confiança, a adaptação às novas expectativas dos colaboradores, ou o desenvolvimento e reconhecimento do talento interno.
Para os próximos anos, a gestão de recursos humanos da Jungheinrich Portugal irá assentar na digitalização de processos, promovendo uma maior eficiência e personalização, bem como na promoção de temas como o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores, o desenvolvimento continuo de competências e o reforço da cultura de diversidade e inclusão.